Cadastre-se e ganhe 10% off em sua primeira compra!

7 dicas essenciais para a saúde de seus pés!

Você provavelmente se lembra daquela musiquinha que dizia ?meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro!?. Ela é da autoria do cineasta brasileiro Cao Hamburguer e fez parte do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Pois é, a frase... | postado em 01/11/2016

Você provavelmente se lembra daquela musiquinha que dizia “meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro!”. Ela é da autoria do cineasta brasileiro Cao Hamburguer e fez parte do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

Pois é, a frase que cantávamos na infância diz a verdade mais pura sobre os pés: eles nos aguentam o dia inteiro (e à noite também, dependendo dos seus horários). É por isso que, para manter os pés em dia, saudáveis e bonitos de verdade, é importante tomar alguns cuidados básicos.

Abaixo você confere 7 dicas essenciais para a saúde dos pés. Confira!

LIMPAR É IMPORTANTE; SECAR TAMBÉM!

Manter os pés limpos é essencial para a aparência e para a saúde deles. Afinal, como calçar aquele sapato ou sandália linda se os pés não estão OK? O que pouca gente sabe, no entanto, é que secar corretamente os pés também é muito importante!

Seque bem e com bastante atenção entre os dedos para evitar acúmulo de cremes ou vestígios de sabonete. Não manter os pés bem secos pode criar o ambiente ideal para fungos e infecções.

CUIDE DAS UNHAS CORRETAMENTE

Ao cortar as unhas dos pés, tente mantê-las retas para evitar que encravem. Se você, no entanto, já possui problemas de unhas encravadas, procure realizar o corte com um especialista da área.

Evite retirar toda a cutícula, que serve como proteção da unha. Utilize produtos que a amolecem e apenas empurre ou retire o excesso que atrapalha pintar a superfície da unha.

ESFOLIAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Esfoliar a pele dos pés remove as células mortas, principalmente dos calcanhares. Faça isso com certa frequência: uma vez por semana e após dois meses, diminua para de quinze em quinze dias.

Lembre-se também de hidratar muito bem seus pés. O ideal é utilizar cremes próprios para região, que contém agentes hidratantes mais específicos e potentes. Deixe para hidratar durante a noite, antes de dormir. Assim você não corre o risco de suar, escorregar ou sujar os sapatos.

FAÇA MASSAGENS

Ao fim do dia, nada melhor do que uma boa massagem energizante para deixar os pés preparados para o dia seguinte.

Ao massagear seus pés, evite colocar muita pressão para não se machucar. Faça movimentos firmes, porém delicados em toda planta do pé e em cada dedo. Você pode utilizar o próprio hidratante ou um óleo específico para massagem.

Além de aliviar as tensões, massagens também são úteis para diminuir o estresse a ansiedade. E, se você tiver alguém para fazer esta massagem, melhor ainda! ? 

USE PROTETOR SOLAR

Seja na praia, na piscina, no campo… trate de se proteger! Você com certeza sabe que o uso do protetor solar é indispensável para manter a saúde da pele, mas você se lembra de proteger os pés também?

Pois é, não se esqueça de aplicar bastante protetor, tomando o cuidado de cobrir completamente toda a área exposta. Às vezes esquecemos de proteger a pele do pé e isso é um erro.

EVITE SALTOS ALTOS

pés

Nós sabemos que o salto alto é um símbolo de poder e elegância, mas também sabemos o quanto eles às vezes são incômodos. E além da pressão na ponta do pé, o uso do salto alto deixa a parte de trás da perna enrijecido, pois força a musculatura da panturrilha.

Com o calcanhar para o alto, a tendência é que o tendão de Aquiles fique “encurtado”, o que pode causar tendinite. Os joelhos também ficam levemente flexionados o tempo todo, o que é prejudicial para sua postura. Aqui no Siga Seus Pés! você poderá conferir mais detalhes sobre os perigos do uso prolongado dos saltos altos.

O ideal é variar sempre: utilizar rasteirinhas, sapatilhas ou mocassins. Estes são ótimos modos de se manter elegante e ir para um evento informal de uma maneira mais confortável sem prejudicar os pés.

Quando o uso for inevitável, lembre-se de descansar bem seus pés. deite-se e posicione-os para o alto, e peça alguém para aplicar uma massagem (volte ao item 4 ? )

RECEITA ANTIGA

pés

O “escalda-pés” é um jeito antigo de manter os pés saudáveis e relaxados. Aqueça água e acrescente sal grosso e ervas. Quando emergir os pés, os cristais do sal massagearão a planta dos pés e aliviarão a dor dos calos, além de te ajudarem a relaxar.  Pétalas de flores diversas darão um toque especial ao seu banho.

Outro jeito interessante de banhar os pés é revezar água morna e água em temperatura ambiente (“fria”).

Reveze para energizar os pés e aumentar sua disposição também.

Esperamos que tenha gostado destas dicas. E você, ocê tem mais alguma dica para cuidar dos pés?

Compartilha com a gente nos comentários! E lembre-se de seguir a Andanza nas redes sociais.

Formas de Pagamento
Certificado de Segurança

© 2019 - Andanza
Andanza Indústria e Comércio Ltda | CNPJ: 24.236.215/0001-74

Chat, fale conosco

Carregando..
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar