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Escalda pés: uma técnica eficiente ou crendice popular?

LIFE STYLE

Quem nunca chegou em casa depois de um dia de trabalho com os pés cansados?

Na época de nossas avós, uma bacia com água quente “temperada” com sal já estava esperando na sala para que elas pudessem desfrutar de um alívio após horas com o mesmo calçado.

Hoje escutamos poucas pessoas falarem que utilizam essa técnica, mas porque será? As tradições teriam se perdido ou a ciência já comprovou (ou não) a sua verdadeira utilidade?

O que você precisa

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Apenas de uma bacia, água quente e sal grosso.

Muito simples, basta aquecer a água e salgar. A água deve estar mais para quente do que para morna, para promover a circulação nos pés e te fazer relaxar.

Nos spas, costuma-se acrescentar outros aromas através de óleos essenciais, flores e ervas in natura. Rodelas de laranja, eucalipto, galhos de hortelã, rosas, entre outros.

Tempo de relaxamento

Depende muito da temperatura da água e da resistência dos pés ao calor.

O recomendado é ficar por 20 minutos aproximadamente e, após a imersão, passar um bom hidratante na pele.

Como funciona

A técnica é simples, o calor da água relaxa os pés, mas o que tem nisso de verdade e de mito?

O sal grosso funciona drenando o excesso de líquido e reduzindo o inchaço, por isso você se sente melhor e aliviada.

A água quente estimula a circulação nos órgãos periféricos que nos sustentam, redistribuindo o excesso de sangue acumulado depois de um dia em pé, apertados em sapatos fechados.

Os outros aromas e essências são utilizados para completar o relaxamento e deixar que nosso cérebro espalhe a sensação de bem-estar por todo o corpo.

Crendice

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Parece-nos que nossas avós estavam certas. O escalda-pés realmente relaxa e melhora o cansaço.

O sal, principal agente, colocado na água tem funções que são muito benéficas à nossa saúde.

Feito principalmente ao final do dia, promove um sono mais tranquilo, renovando as energias para uma próxima caminhada.

Pode deixar a bacia preparada na sala para quando chegar do trabalho sem medo!

Precauções

Nem todas as pessoas podem usufruir ou devem fazê-lo com cautela.  Mulheres grávidas, idosos, hipertensos, pessoas com trombose ou debilitadas devem ser orientadas por um profissional antes de imergir seus pezinhos.

A temperatura da água deve ser verificada para não causar queimaduras e evitar que ela altere a circulação sanguínea. Se você tiver um termômetro em casa, certifique-se de que a água não está a mais de 37 graus Celsius.

Emergindo os pés

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Sua sessão de relaxamento acabou, é hora de botar os pés para cima e descansar.

Antes de dormir, seque bem os pés para evitar micoses e hidrate com um bom creme. O sal drena os líquidos em excesso, mas também desidrata a pele, por isso é importante essa reposição.

Durante o dia, se não for possível utilizar sapatos abertos, ou tirá-los por alguns momentos, procure por produtos confortáveis, com palmilhas anatômicas e tecidos que deixem os pés respirarem.

Caso não tenha nenhuma restrição, abuse dos escalda-pés e faça sempre que precisar.

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