Cadastre-se e ganhe 10% off em sua primeira compra!

Saiba quais são as partes que compõem os calçados femininos

Quando aprecem ofertas de sapatos precisamos ficar atentas aos diversos elementos de montagem que demonstram a qualidade da peça e garantem a sua durabilidade. Nesse poste você encontra informações necessárias sobre isso. | postado em 27/12/2017

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas na hora de comprar um calçado é bom estar atenta a detalhes bem importantes.

Os diversos elementos de montagem demonstram a qualidade da peça e garantem a sua durabilidade.

Aquela promoção “imperdível” de sandálias, botinhas e scarpins pode esconder a falta de cuidado na fabricação, o que faz com que a peça deforme com facilidade ou tenha alguma parte descolada.

Vamos conhecer então todas as partes e suas funções!

Partes básicas

São apenas duas partes que compõem a base de um calçado: o cabedal e a sola.

O cabedal é a superior, e pode ser dividido também em três: a biqueira, como o próprio nome diz, que fica no bico, a gáspea, localizada na frente, entre os dedos e o peito do pé, e o traseiro que inclui a lateral e a traseira  do calçado.

A sola é a parte inferior na qual pisamos e já conhecemos bem, feita de diversos materiais e formatos.

Para que os calçados estejam bem alinhados e os pés tenham firmeza e conforto é que as outras partes de sua composição precisam estar presentes, pois não queremos correr riscos ao caminhar ou de perder o investimento que fizemos nesta peça com rapidez.

Outras partes e suas funções

Aprenda agora a observar pare estes detalhes quando entrar em uma loja de calçados:

Contraforte – é o reforço na parte traseira, que fica no calcanhar. Ele molda o calcanhar e é o que dá segurança, garante a firmeza e um bom calce.

Palmilha de montagem – é a palmilha que sustenta o cabedal, onde ele é montado. Fica entre a palmilha de acabamento e a sola.

Palmilha de Acabamento – depois de montado, o calçado necessita de um acabamento para que os pés fiquem confortáveis. As palmilhas de acabamento são feitas de EVA, Puliuretano (PU), couro, entre outros e normalmente forradas com material têxtil para que o suor dos pés não incomode, deixando-as mais macias ao toque.

Entressola – a entressola, como o próprio nome diz, fica entre a palmilha de montagem e a sola. Também é um reforço para que o calçado fique mais firme e não deforme as partes do cabedal, dando a sustentação necessária.

Sola – é a parte que tem contato com o chão. Pode ser inteiriça ou conter saltos, que são suportes fixados na área do calcanhar. As solas podem ser de couro, de materiais sintéticos ou emborrachados para evitar que os calçados fiquem escorregadios.

Salto – os saltos variam de tamanho porque a sua função principal é o equilíbrio do calçado. O salto também é divido em partes: a boca do salto é a parte que é colada ao calcanhar e a capa é a parte que tem contato direto com o chão e é feita normalmente em material antiderrapante como a borracha, para evitar acidentes e torções nos tornozelos.

Vira – é o acabamento em torno da sola, uma tira que é colocada nas beiradas para deixá-lo mais bonito esteticamente.

Sapato

Algumas partes internas que citamos não são tão fáceis de observar, e nem possíveis por não podermos desmontar todos os calçados que compramos, mas você pode sentir ao calçar que elas podem estar faltando pela instabilidade ao caminhar e pela qualidade dos materiais.

As amantes de um bom par de calçados sabem da importância de sua qualidade. É por isso que não saem do site da Andanza! Porque lá elas sabem que vão encontrar a garantia dos melhores produtos, com todas as partes que citamos neste artigo.

Formas de Pagamento
Certificado de Segurança

© 2019 - Andanza
Andanza Indústria e Comércio Ltda | CNPJ: 24.236.215/0001-74

Chat, fale conosco

Carregando..
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar